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.......................................Espaço de Educação Musical para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aula 02 - Maternal e Infantil 1 - Passeando no jardim

Sobre o tema da aula:

Bebês e crianças na primeira infância são cativadas pelos sentidos. E seu modo de perceber as coisas passa de um sentido ao outro muito rapidamente. Por isso as atividades em Educação Infantil precisam de uma proposta sinestésica, ou seja, que englobe todos os sentidos na forma de apresentar os conteúdos. A música, em si, é um estímulo que prende muito a atenção das crianças, mas pode-se ampliar ainda mais seu alcance usando recursos visuais e táteis. Perceba a maneira como o bebê conhece um objeto: ele olha, toca, sacode, depois leva à boca. Na boca ele faz o reconhecimento tátil, olfativo e gustativo ao mesmo tempo. Sacodindo e jogando no chão ele faz o reconhecimento sonoro. E os pais vão à loucura quando eles decidem jogar um objeto no chão "trocentas" vezes e pedir de volta só para jogar novamente. Bebês são cientistas! E só depois de esgotar as formas de reconhecer um objeto é que ele perde o interesse. Embora a atenção que eles dirigem a qualquer coisa dure bem pouco tempo, você pode conseguir que essa atenção se prolonge mostrando um mesmo tema com diversos apelos sensoriais. Aqui, usamos a lagarta para conduzir uma aula cheia de timbres e movimentos. E eles "nem piscaram", atentos do começo ao fim da aula!

Como foi?

Depois de nossa canção de bom dia (sempre a mesma neste semestre, para marcar a rotina do começo da aula), usamos uma canção animada para fazê-los explorar as "bolinhas sonoras", que nada mais são que bolinhas normais, de piscina de bolinha, onde eu abri um buraquinho e coloquei diversos obejtos sonoros (mini guizos, arroz, grão de bico, miçangas, milho), cada tipo de objeto numa bolinha de cor diferente. É importante que os objetos façam sons bem diferentes entre si, então,por exemplo, se colocar milho, não use feijão, que faz um som bem parecido quando chacoalhado. Depois não esqueça de passar fita adesiva em volta da bolinha, várias vezes, para vedar bem o buraquinho. As professoras foram orientadas a ajudar que cada criança ouvisse o som das diferentes cores, e fossem levadas a associar pares de cons semelhantes. Foi uma festa!




A seguir, apresentamos a música da "Lagarta pintada", que é uma canção gestual fantástica, pois as crianças tão são levadas a interagir entre si (BAIXE O MIDI E A PARTITURA AQUI). Há várias maneiras de brincar com essa música, na tradicional, as crianças fazem um círculo, sentadas, em ao invés de segurarem nas mãos, seguram nas orelhas dos seus vizinhos, e vão para lá e para cá enquanto cantam a música, puxando as orelhas no final. Nossa, brinquei MUITO disso quando era criança! E ninguém reclamava do puxão, mesmo quando era dado com força, heheheh

Mas no caso dos bebês, onde temos limites de coordenação motora e as brincadeiras tme que ser mais "leves", eu criei uma lagartinha de tule, que, primeiramente, foi mostrada toda enroladinha na palma da minha mão. Enquanto cantava, eu ía passando suavemente a largartinha nas mãos, pés, e caso a criança mostrasse aceitação, também no rosto, braços dela. Ao final, colocava a largata perto da orelhinha do bebê e puxava o rabo dela, desenrolando-a. Eles amaram. Principalmente quando eu pedi que cada um puxasse a lagarta da minha orelha.
 "Lagarta pintada
Quem foi que te pintou?
Foi o(a) fulano (a) que aqui passou
A roupa de fulano (a) fazia poeira
Puxa a lagarta da sua orelha."

(Para fazer a lagarta é só dar vários nós numa tira de tule (aquele tecido furadinho grosso). Depois enrolar outra tira de tule de outra cor entre os nós e colar olhinhos)

(a cabeça foi feita com dois nós, e depois mais um nó em cima)



A história foi sobre o ciclo de vida da lagarta, e eu lembrei de um livrinho em inglês que é uma fofura, o "A very Hungry Cattepillar", que ensina diversos conceitos importantes para essa faixa etária, como dias da semana, contagem e numeração, alimentos, ciclo de vida, ciclo dia/noite, cores através da história. Contei a história com figuras baseadas neste livro e enfatizei o som da lagarta comendo (nhac nhac) e da borboleta (flap, flap), cada som associado a um gesto, culminando com a música do Palavra Cantada, "A lagarta e a borboleta".
A lagartinha comilona pps from Adriano Aires (Encontrei uma versão em português)
(experimentando texturas durante a história do ciclo de vida da lagarta)


 (lagarta - nhac nhac)

 (borboleta - flap flap)



No momento de se movimentar cantamos ao som de uam música de trenzinho "para formar uma lagarta" e pasear pelo jardim e logo em seguida fiz a apreciação musical, ainda com as crianças marchando ao som da "valsa radetsky", de Johann Strauss Jr. Sem perder o pique, fomos para a canção de percussão corporal:

Vem comigo aprender
com minhas mãos assim fazer (bater palmas)
e com minha voz louvar a Deus.
Vem comigo aprender
com meus pés assim fazer (bater os pés)
e com minha voz louvar a Deus.
Vem comigo aprender
com a cabeça assim fazer (balançar a cabeça, bater pés e mãos)
e com minha voz louvar a Deus.

 (Movimentos - CD Meu Primeiro Louvor - Editora Luz e Vida)

 Nossa parlenda foi essa aqui:

"Borboleta, leta, leta (batendo asas e palmas)
 Olha pra mim faz careta, (fazer careta)
 Com o bico da caneta, (com as pontas dos dedos fazer o desenho de asas no ar)
 Desenhei na tabuleta
 A formosa silhueta
 Da borboleta, leta, leta." (bater palmas no final)

Seguimos com um momento de partilha, cantnado uma música e passando a bolinha com guizos. Há um espaço na música para eles brincarem com a bola e outro espaço para passarem a bola adiante. Essa parte da aula é importante porque nesta fase do desenvolvimento infantil as crianças são extremamente egocêntricas, e não é por maldade, é porque realmente elas não conseguem processar a idéia de dividir como algo bom, elas pensar que dividir = perder. Com esse trabalho em música elas vão aprendendo que dividir pode ser divertido. Também é uma ótima ocasião para ensinar pulso, fazendo-as passar o brinquedo de acordo com uma marcação rítmica.


Por fim, cantamos a cantiga de roda popular "Borboleta pequenina saia fora do rosal" para conhecer o timbre do tambor. É fundamental que cada criança tenha oportunidade de explorar o instrumento livremente, tocar de um lado, de outro, com a mão, com baqueta, tocar nas bordas, do lado... enfim, ter tempod e "se apaixonar" pelo som do instrumento.


Terminamos nossa aula com o momento de relaxamento e em seguida, a canção de despedida. Já na segunda aula eles já comprenderam que era momento de dizer "Tchau, tchau". Essa compreensão é um suporte emocional para lidar com separações provisórias, como acontece com a família deles todos os dias. É reconfortante saber que, como a tia Lu, a mamãe e o papai também vão e voltam.

Dica para os pais

A música apreciada nesta aula é perfeita para ouvir dançando. Não vai ser difícil ouví-la pelo menos três vezes ao dia durante quatro dias por semana. Na verdade é possível que seu filho queira ouvir bem mais! A versão completa da música você baixa AQUI.

Marcha Radetzky - Johann Straus Jr.



Dica para os professores

O professor de musicalização na Educação Infantil não pode se restringir a usar apenas elementos musicais. O suporte visual vai reforçar os conteúdos explorados, e contextualizar as músicas trabalhadas. Nesta aula usamos um recurso simples mas de ótimo impacto entre elas: folahs recortadas em cartolina verde e diversos tipos de macarrão: argolinha para os ovinhos da lagarta, parafuso para a fase da lagarta, conchinha para a fase da pupa e uma folha-peek-a-boo, com uma borboletinha escondida. Essa, de pelúcia, eu peguei num elástico de cabelo desses que se vende para "empiriquitar" menina :-)


2 comentários:

  1. Já estou maravilhada!

    Salvei a dica das bolinhas!
    E estou anotando tds as músicas da dica para os pais.

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  2. Parabéns pela qualidade das atividades. Já estava trabalhando com tema e algumas de suas dicas vão enriquecer ainda mais as minhas aulas. Que Deus lhe abençoe!!!! Viviane.

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