Um dos objetivos mais importantes a trabalhar na musicalidade da criança na Educação Infantil, é a percepção de paisagens sonoras. Fazê-la entender que há um mundo de sons com significado ao seu redor, e levá-la a atentar neles seguindo critérios musicais: timbre, altura, duração, textura, etc.
Muitas crianças vivem dentro de universos limitados demais, basicamente inseridas no lar e na escola, e é dever do professor proporcionar a experiência com outras paisagens sonoras, que possam enriquecer seu repertório de sons e refirnar a percepção desses, de modo que possam vir a ser usados com uma atitude criativa numa fase posterior.
Saber ouvir é o primeiro grande passo para ser um bom músico, e mais que isso: um bom ser humano.
Nesta aula escolhemos a paisagem sonora da feira porque ela é muito rica e porque algumas crianças nunca foram em uma, mesmo tendo ideia do que ela seja. Trabalhar o universo da feira com as crianças é ajudá-las a completar as peças de um quebra-cabeças do mundo em que vive. Aprofundar-se em temas da cultura popular é sempre um exercício de humanidade e sensibilidade. E é essa sensibilidade que queremos fazer aflorar, quando elas estiverem com as ferramentas musicais nas mãos.
Como foi?
Iniciamos fazendo uma sondagem com as crianças, procurando saber que conhecimento previo elas tinham do tema FEIRA. As crianças do Infantil I já conseguiram expressar muitos fatos interessantes, e algumas disseram já ter ido à feira com o pai, a mãe ou o avô. Perguntamos o que elas viram e ouviram lá. E em seguida falamos de uma feira especial que fica em nosso estado, Pernambuco, e que foi cantada pelo grande mestre Luiz Gonzaga: a Feira de Caruaru. O Clipe abaixo ajudou a ilustrar a música e despertou outros comentários das crianças. A ideia inicial é essa mesma: instigar.
Depois cantamos uma música de movimento corporal bem conhecida das crianças. Eu gosto de mostrar músicas novas, novos estilos, mas de vez em quando é bom resgatar uma música infantil que elas cantem a plenos pulmões. Esta em especial trabalha o esquema corporal e é divertida.
(E a formiguinha subiu no meu nariz)
Fizemos um mini circuito de psicomotricidade que chamamos de "caminho da feira". As crianças tinham que passar dentro do bambolê, e depois pular sobre os tapetes ao som de uma música (Vamos à feira - Hardy Guedes - Pra Cantar na Escola).
Em seguida apresentei a eles um coco - instrumento musical de percussão - , falando que era um fruto que se vendia na feira, e que depois de usado ainda podia servir para fazer música. Pedi que escutasse o som do coco e depois cada criança recebeu seu "coquinho" feito de garrafa pet. O passo a passo está abaixo. Batemos os coquinhos marcando o pulso da parlenda cantada em ritmo de baião:
"Macaco foi à feira
não tinha o que comprar:
comprou uma cadeira
pra comadre se sentar.
A comadre se sentou,
a cadeira escorregou,
coitada da comadre
foi parar no corredor."
A atividade seguinte foi de intensidade. Falamos sobre os bordões que se ouvem nas feiras, com os feirantes gritando preços, promoções, frases engraçadas, tudo para chamar atenção dos frequeses. Separei potinhos plásticos em formato de frutas coloridas (vende-se em lojas de utilidades domésticas), e em alguns coloquei uma tampinha de garrafa PET, e em outras, cinco tampinhas. Mostrei às crianças e disse: "A fruta que custa R$ 1,00 tem 1 tampinha dentro. Vamos ouvir o som dela? (fraco). A que custa R$ 5,00 tem 5 tampinhas dentro, vamos ouvir? (som forte)". Agora perguntei à cada criança se a fruta que eu tinha na mão custava R$1,00 ou R$ 5,00. Obviamente, mesmo as que erraram receberam as frutas para que cantássemos a música seguinte. Na aula de música, respostas "certas" são o que menos importa.
Utilizei uma música do Professor Bahia - "Eu sou o comprador de frutas".
Eu sou o comprador de frutas
Que fruta que você quer? (bis)
Eu quero comprar (___nome da fruta___)
A criança que estivesse com a fruta na mão, colocava esta de volta no saco para guardá-la. As outras continuavam chacoalhando suas frutas no ritmo da música. O final da música diz: "Eu quero fazer salada", e todas as crianças guardam suas frutas.
A seguir, uma atividade de concentração: o andamento na linha montessoriana. Montessori foi a pedagoga que desenvolveu esta atividade, leia mais sobre ela AQUI. Os objetivos musicais são trabalhar a concentração, coordenação e percepção rítmica, já que as crianças tem que andar em cima de uma linha, num andamento pré-determinado (neste caso foi por uma música), equilibrando um objeto, que no nosso caso foi um pratinho com uma fruta ou verdura dentro: era o desfile dos feirantes. Como foi a primeira vez que fizemos esse tipo de atividade, as crianças mais novas tiveram um pouco de dificuldade, e às vezes deixaram cair as frutas ou saíam da linha... mas foi divertido mesmo assim.
Com a música abaixo (mais uma do Professor Bahia - Jogos Cantados), podemos falar sobre os doces populares que são vendidos na feira. Se não puder conseguir alguns (que as crianças adorarão provar), leve fotografias. Aqui em Recife tem o "Nego bom", o "Doce japonês", "cocada", "puxa-puxa", o "Cavaco chinês" e o "pirulito de tabuleiro", por exemplo. Imite os bordões dos vendedores desses doces. No caso do cavaco chinês, é comum que o vendedor use um triângulo para anunciá-lo. Os antigos carrinhos de sorvete tinham buzinas que anunciavam sua passagem. Esses sons, se não forem preservados na memória cultural de nossas crianças acabarão desaparecendo da paisagem sonora de nossas cidades. Aproveite a música também para fazer uma atividade com colagem de palitos de picolé.
O boneco pirulito.mp3
(Cole palitos nos braços e pernas do boneco pirulito)
Pirulito de tabuleiro - receita AQUI
(Vendedor de cavaco chinês tocando triângulo)
Dicas para pais
Ir com as crianças à feira ou ao mercado pode não ser o programa que você mais deseje fazer ao lado do seu filho. Muitas vezes as crianças ficam entediadas e começam a correr, pegar guloseimas e "tirar o juízo" dos pais enquanto esses tentam terminar as compras.
No entanto o mercado ou a feira podem ser atividades cheias de estímulos enriquecedores. A dica é manter as crianças ocupadas. Para isso:
- Leve uma cestinha de brinquedo ou sacola paa a criança e, antecipadamente, faça a sua própria "lista de compras", por exemplo: 1 doce, 1 biscoito, 1 iogurte, 1 fruta, etc. Deixe que ela escolha (se for possível explique quais os critérios para escolher, você vai se surpreender em como elas aprendem rápido) e coloque em sua cestinha.
- Com as maiores é possível explicar sobre preços, cédulas... com as menores é possível treinar a contagem. Peça ajuda dela para colocar as frutas no saco e contá-las. Dependendo do grau de desenvolvimento você pode pedir para contar de dois em dois, três em três, somar, etc.
- Para bebês e crianças pequenas, uma feira pode proporcionar maravilhosas experiências sensoriais. Ajude-a a descobrir a diferença entre doce, azedo, amargo, a sentir as dierentes texturas das frutas (áspero, macio, rugoso, escamoso, fofinho, liso, fino, grosso), os cheiros e, claro, os sons!
- Em feiras populares é muito comum ter uma banquinha com brinquedos artesanais,feitos de madeira ou material reciclado. Que tal fazer esse mimo ao filhote?
Dicas para professores
A ideia dos cocos de garrafa PET eu tirei da revista "Guia Prático apra professores - Música 1". Eu só mudei uma coisa: ao invés de passar ferro nas bordas, fiz o acabamento com fita adesiva colorida, e sinceramente achei muito melhor, porque mesmo com as bordas dobradas para dentro elas ainda ficam um pouco cortantes, e a fita adesiva protege bem. Ah, coloquei uns aplique de EVA por dentro também :)
(Clique para ampliar)
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