Modo de usar:

.......................................Espaço de Educação Musical para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aula 21 - Infantil II e III - Revisão de dinâmica

Como foi?

Já havíamos estudado,em aulas passadas, os conceitos de forte, piano, crescendo e diminuendo. Esta aula foi para fazer uma revisão, portanto usamos material  já conhecido, para os alunos aprofundarem sua experiência com ele (acredite, um aluno nunca vai utilizar um material de musicalização duas vezes da mesma forma, e se o fizer, algo está errado). Para não repetir os materiais aqui no blog, fiz um apanhado de várias atividades sobre o tema que podem ser aproveitadas pelos professores de musicalização infantil.

 (Atividade salva do google imagens)

 (Elvira Drummond - Ouvir e Criar)
 (Elvira Drummond - Ouvir e Criar)

(Elvira Drummond - Ouvir e Criar)

 (Lilia Rosa - Musicalização para pré-escola)

  (Lilia Rosa - Musicalização para pré-escola)

 (Tânia Vaz - Musicalização)
(Maria Cateura Mateu - Musica para toda la enseñanza - Educação Infantil)
(Maria Cateura Mateu - Musica para toda la enseñanza - Educação Infantil)
 (Maria Cateura Mateu - Musica para toda la enseñanza - Educação Infantil)

Ps.: As atividades aqui disponibilizadas não ferem os direitos autorais, conforme jurisprudência vigente, uma vez que não estão sendo usadas para fins comerciais, mas educacionais, com a fonte citada, e constituem apenas algumas páginas da obra completa. Nossa intenção em divulgá-las é, também, prestigiar e tornar conhecido o trabalho do autor. Mas caso este venha a se sentir ofendido, pedimos que nos comunique que tiraremos o trabalho do blog.


Escolhi uma música para trabalharmos o conceito de forte e piano através do movimento, a "marcha dos toureiros", de Bizet (não esqueça de dizê-lo às crianças). Expliquei que na Espanha existe um evento chamado "Tourada", em que os homens fazem maldade com o coitadinho do touro, e infelizmente alguas pessoas acham isso divertido. Mas agora nós seríamos os touros que conseguiram fugir da tourada, e para isso teríamso que seguir as regras: quando a música tocar forte, nós corremos e pulamos bem forte, quando a música tocar piano, nós nos escondemos e andamos na ponta dos pés, sem barulho, bem fraquinho, para o toureador não nos ver. Quando a música tocar crescendo nós levantamos os braços. Para essa atividade você pode fazer máscaras de touros para as crianças.

 
Palmas! Conseguimos fugir!!

Um comentário:

  1. Desde Perú mis saludos, muy buena su información. Felicitaciones.
    Rossana

    ResponderExcluir