Modo de usar:

.......................................Espaço de Educação Musical para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Aula 19 - Maternal e Infantil I - A loja de brinquedos musicais

Sobre o tema da aula

O tema "brinquedos" nunca cansa. Nesta aula exploramos especificamente os "brinquedos musicais". As crianças devem conhecer alguns deles, sonde, questione, pergunte, descubra o conhecimento que elas já trazem de casa. Depois leve-as a imaginar como seria uma loja de brinquedos musicais, dizer oque tem lá, componha uma "paisagem musical" para essa loja, pedindo que eles façam o sons com a boca mesmo.
Embora muitos professores de música menosprezem o uso de brinquedos musicais em aula - seja por sua fragilidade, seja por sua sonoridade - a verdade é que eles divertem e ensinam os princípios de muitos instrumentos musicais com os quais as crianças terão contato futuramente. Como eu AMO brinquedos, sou suspeita, né? Sou totalmente a favor do uso de brinquedos musicais, desde que devidamente afinadinhos, tá? hhehehehe


Como foi?

Começamos com essa música, e as crianças revezam tocando os instrumentos. A ideia é fazê-las perceber que há um momento e um ritmo para tocar.

"Tamborzinho faz tum tum tum
O chocalho faz chi chi chi
O pandeiro faz pla pla pla
Toco todos eles para me alegrar."
(Minha orquestrinha - Elvira Drummond)


Em seguida, com a ajuda do "Alex", conversamos sobre a cornetinha, que é irmãzinha do trumpete. Uma boa oportunidade de apresentar os instrumentos de sopro, seus princípios, usos, características, etc.


Depois cantamos a música "A cornetinha", de Elvira Drummond, e utilizamos uma cornetinha feita de rolo de papel higiênico (passo a passo abaixo) e trabalhamos mais uma vez o ritmo e o momento de tocar, dessa vez também com o corpo (marchar - falar). Essa percepção está no princípio de toda prática vocal e instrumental.

"Lá vai o soldadinho pra parada desfilar
Mas se a corneta toca, o soldado vai parar
Ta ta ra ra ta ta, ta ta ra ra ta ta"


 Agora a própria Elvira Drummond nos apresentou uma história muito interessante sobre o tambor. Histórias cumulativas como essa fazem muito sucesso com as crianças e trabalham a atenção, timbres e a percepção sonora e rítmica. Se não tiver computador ou vídeo, você pode utilizar cartazes ou fantoches representando cada bichinho. Chame uma criança para lhe ajudar a segurá-los. Se você tiver tempo pode aproveitar para confeccionar tambores de pote plástico com eles.


Agora aproveitamos para trabalhar conceitos que eles ainda estão adquirindo: grande e pequeno, maior e menor. Faça-os perceber as diferenças de timbre num mesmo tipo de instrumento. Elvira Drummond, a autora da música, sugere que na parte do tambor grande bata-se os pés no chão, e na parte do tambor pequeno, bata-se palmas. Eu revezei com os dois tambores e depois fiz os gestos sonoros.


Apresentei outros instrumentos de brinquedo que eles poderiam conhecer com a ajuda do Doki:


Em seguida usamos o cubo de EVA para fazer um jogo de adivinhação... "Qual instrumento estou tocando"? Certifique-se de eles já terem ouvido o som de cada instrumento antes. Depois deixem que eles mesmos enfiem a mão na caixa, descubram qual é o instrumento pelo som e depois o retirem (vai ter sempre alguém querendo dar uam "espiadinha" antes, heheheh). Fizemos isso cantnado uma pequena canção do tipo "Adivinha o que é".


Com os intrumentos retirados da caixa cantamos uma música com uma marcação rítmica definida. Você pode encontrar várias assim. Embora tenha utilizado outra, essa abaixo é uma boa opção também, dizendo "ponho o chocalho pra frente, ponho o chocalho pra o lado", por exemplo. Ao invés de variar o tipo de instrumento, pode-se variar a posição: cima, baixo, frente, trás, direita, esquerda, dentro, fora... perdão pela qualidade do vídeo, mas foi o único que encontrei com essa música e não estou com tempo de fazer um melhor, heheheh


O vídeo a seguir é um complemento para os pequenininhos.




Dica para pais

Brinquedos musicais são altamente estimulante para crianças. Desenvolvem o raciocínio lógico, a percepção sonora, criatividade, linguagem, e tanto mais, dependendo do brinquedo. Tenha apenas o cuidado de comprar brinquedos de qualidade. Um "chinesinho baratinho" pode fazer mais mal que bem. Se não puder consultar um professo rd emúsica antes de comprar, procure sites de qualidade. Abaixo algumas sugestões

Internacionais - Entregam no Brasil, o frete fica entre $30 e $50 dependendo do brinquedo. Pra mim tem valido muito a pena pela qualidade e exclusividade dos brinquedos (sem similar nacional)

Kazoo Toys

Fat Brain Toy

Nacionais - Lojas de instrumentos.

Plander

Jog Music



Dica para professores

Como fazer uma cornetinha simples. A ideia é só modificar a voz para acompanhar o "ta ta ra ta ta" da música do soldadinho. Mas se tem uma coisa que aprendi com as crianças, é que quanto mais simples o brinquedo, mais elas curtem. Pode ser usado tambémcomo lembrancinha no dia do soldado, independência do Brasil, etc.

Você vai precisar de:

1 - Copo descartável de 200 ml (colocando dois fica mais resistente), um rolinho de papel higiênico, fita durex, fita adesiva colorida, estilete, tesoura, papel crepom ou laminado dourado  - que eu não tinha aqui, por isso use crepom, heheh)

2 -  Encaixe o copo na ponta do rolo e prenda com fita durex larga.

 3 - Retire o fundo do copo com estilete.

 4 - Encape o rolinho com o papel crepom ou laminado dourado.


 5 - Prenda com durex no meio e na ponta, ou cole.

6 - Se preferir, encape o copo plástico também, colocando a borda do papel para dentro e pregando com durex. Como eu tinha pouco tempo preferi não encapar.

 7 - Passe fita adesiva colorida na junção do papel. Pronto! Decore a gosto.

Se você prefferir explorar o som de corneta, pode fazer essa aqui:


(Plano de aula adpatado do livro "Descobrindo Sons", de Elvira Drummond, história 09)

Um comentário: