Modo de usar:

.......................................Espaço de Educação Musical para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aula 04 - Infantil II e III - Todos os sons do mundo

Como foi?

Nesta aula falamos mais sobre a semínima e sua pausa, sempre em forma de história. Você pode segurar uma folha com o desenho de uma semínima, e pedir para, toda vez que levantar a folha, eles dizerem: "Tá":


"Aprendemos que a voz da Semínima é feita por todos os sons do mundo que podem ser transformados em música. Algumas vezes ela parece apenas com um ruído, outras vezes escolhe uma nota para cantar. Porque a Semínima é assim mesmo: ela não para quieta e passeia pelo mundo todo fazendo sons com tudo que encontra pela frente. Chuta uma bola e TÁ! Bate numa panela e TÁ! Cai de cima de uma árvore e TÁ! Pisa numa tecla do piano e TÁ! Puxa uma corda do violão e TÁ! Batuca no tambor e TÁ! Mas o que ela mais gosta é de brincar no pula-pula só para ficar dizendo, sem parar, TÁ, TÁ, TÁ, TÁ..."





Faça novamente o jogo do som e do silêncio, mas desta vez, use recortes de notas representando a semínima e a pausa de semínima. Monte uma sequência rítmica tendo em mente uma canção infantil conhecida da turma ("parabéns a você" ou "meu lanchinho", por exemplo, só que adaptada só para semínimas e suas pausas). Diga que é um jogo de adivinhação, e à medida que for mostrando as notas e formando a sequência, vá perguntado que música é. Por fim, encaixe a melodia (ainda dizendo só Tá, só que agora cantado), e continue perguntado se adivinham que música é. Mesmo cantando só as notas base, certamente as crianças advinharão. Exemplo de notas base (estão em maiúscula): Pa-ra-BÉNS PRA VO-CÊ/nes-sa DA-TA QUE-RI-da/MUI-tas FE-LI-CI-da-DES/ MUI-tos A-NOS DE vi-DA.
 
 Coloque as crianças sentadas em círculo, peça que fechem os olhos e fique andando por trás delas. Diga que vão cantar a música, e quando ela parar, quem for tocado pela professora nas costas, deve dizer TÁ, e os amigos vão adivinhar quem foi.



Quem é que sabe?

Quem é que sabe?
Vai cantar, vai cantar
Cante uma Semínima
Cante uma Semínima
Diga TÁ! Diga TÁ!
(Melodia de Frère Jacques)

Fale que as vozes e os instrumentos tem TIMBRES diferentes e é por isso que podemos reconhecer cada um. Explique que essa diferença é muito boa, pois torna a música mais bonita. e aproveite para frisar como podem ser boas as diferenças físicas, de gosto, de temperamento, se pudermos trabalhar unidos e aceitar as diferenças do colega. 


Leve a turma, em fila, para fora da sala, dê um passeio com eles pela escola, e peça que cada um escolha um som para ser gravado (com mp3, gravador de voz, hoje em dia até máquina fotográfica ou celular pode fazer isso) . Dê algumas sugestões: sons do parquinho, sons de algum funcionário falando, sons do corpo. O que está no começo da fila escolhe o som, depois vai para trás da fila, e assim por diante. Peça também que quem escolheu o som, diga algo para ser gravado. Depois volte para a sala e repasse os sons e as vozes, pedindo que os alunos os identifiquem.

  

  Fizemos a atividade do livro "Jogando com os Sons e brincando com a Música II", página 41. Antes de contar a história, passei cada som que aparece nela várias vezes até as crianças serem capazes de imitá-lo. Depois pedi que elas sonorizassem a hsitória quando eu falasse a palavra (você pode usar uma figura da fonte sonora como apoio, e mostrá-la quando for a hora deles emititrem o som)





 Terminamos a aula com tambores e sininhos acompanhando a música de Sabah Moraes (CD O mundo é cheio de sons). Quando eu mostrasse a figura da pausa de semínima todos deveriam parar e ficar dizendo "Tá" só na mente. Ao mostrar a figura da semínima deveriam voltar a tocar fazendo "tá" com seu instrumento (na pulsação da música). Se o tempo e aturma permitir, tente dividir os grupos de modo a cada um tocar em um momento da música.